quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CONTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL



Respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e boa governança corporativa se torna  cada vez mais importantes para as empresas em um mundo globalizado e informatizado.
 O Crescimento sustentável está sendo observado com mais rigor pelos Stakeholders, e a responsabilidade socioambiental se torna mais relevante nas estratégias das empresas.
O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) “entende que a responsabilidade socioambiental é uma postura ética permanente das empresas”, “Muito mais que ações sociais e filantropia, a responsabilidade social, no nosso entendimento, deve ser o pressuposto e a base da atividade empresarial e do consumo. Engloba a preocupação e o compromisso com os impactos causados a consumidores, meio ambiente e trabalhadores”.
A Natura é uma empresa pioneira nessa área. De acordo com Guilherme Leal, um dos fundadores da empresa (artigo junho 2008, revista Brasileiro), “Não há regras prontas para um mundo sustentável. É um processo de aprendizagem. Onde a resposta está na sociedade, em um todo, depende de cada um de nós. Vai ser suficiente, vai dar tempo? Não sabemos“. “a Natura foi a primeira organização do país a adotar os indicadores do GRI (Global Report Initiative), já em seu relatório anual de 2000. A iniciativa levou a empresa, quatro anos depois, a ser a única brasileira na lista das 50 companhias do mundo que melhor informaram seus públicos sobre resultados socioeconômicos e ambientais”. “Assim como a Natura, outras empresas brasileiras apostam no modelo que leva em conta o tripé da sustentatibilidade em suas decisões. Para mostrar que ser socialmente responsável também dá retorno financeiro, há três anos a Bolsa de Valores de São Paulo criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), indicador que reúne as ações das companhias mais comprometidas com a responsabilidade socioambiental”.
Em 2007, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) lançou o projeto de Responsabilidade Socioambiental que também serviria para conscientização socioambiental da classe e em novembro do ano passado, CFC promoveu o “I Seminário de Responsabilidade Socioambiental” em Brasília.
O papel do contador trabalhando com consultaria na área de sustentabilidade está cada vez mais sendo discutido. No artigo “Sustentabilidade gera demanda por contabilistas”, Gazeta Mercantil, 17/12/2008, que aponta que só 1% dos 400 mil contadores registrados no Brasil, são contabilistas ambientais.
O professor de contabilidade Claudio Moreira Santana da Universidade de Brasília, mestre pela USP, falou na palestra “Por uma outra contabilidade: A responsabilidade social das empresas e as Teorias do Patrimônio Líquido” sobre o mesmo assunto em Congresso na USP de Controladoria e Contabilidade (a palestra está disponível em PDF no link:
http://www.congressoeac.locaweb.com.br/artigos62006/450.pdf


FONTE
http://www.integralcontabil.com.br/blog/index.php/2009/03/contabilidade-nos-tempos-de-crise-reflexoes-estrategicas/
http://www.idec.org.br/

6 comentários:

  1. A contabilidade social e ambiental,cada dia torna-se mais importante para um mundo globalizado e informatizado como o Brasil.
    A responsabilidade socioambiental é relevante nas estrategias de todas as empresas pois a sociedade em um todo esta muito preocupada com o impacto empresa x natureza entretanto a empresa pode, quando falida se recuperar infelizmente a natureza não.
    E para felicidade dos contadores a sustentabilidade gera uma nova demanda por contabilistas (jornal Gazeta Mercantil 17/12/2008) Apontou que so 1% dos 400 mil contadores registrado no Brasil são contabilista ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Andreia RA 0921833

    Este grupo teve uma excelente pesquisa, estao de parabéns adorei o blog

    ResponderExcluir
  3. Maravilha muito bom criativo para momento lembrando do ambiente, parabens

    Donizete RA 0811110

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo esforço de cada um para este excelente trabalho, que cada um possa sempre manter este espírito de união.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que todo esse trabalho valesse como um grande aprendizado para toda nossa carreira e nossa vida.
    Parabéns pelo esforço!!!
    Ficou bem interessante o trabalho!

    Tatiane Marques

    ResponderExcluir