segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O QUE A FALTA DE ÉTICA PODERÁ TE TRAZER !!!!!

Contadores presos na Operação Rapina podem ter seus registros cassados
Por Joyce Borges
Estagiária do JP

Os contadores e técnicos em contabilidade envolvidos no escândalo da Operação Rapina podem ser impedidos de praticarem algumas atividades ílicitas de contabilidade, ter seus registros no Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA) suspensos ou até cassados, como afirma Celso Antonio Lago Beckman, presidente do conselho de contabilidade.
Celso Beckman, presidente do CRC-MA, lamenta o que chama de 'desvio de conduta'
Segundo Celso Beckman, o conselho está acompanhando o “desenrolar da operação” pela imprensa, mas que já solicitou à Polícia Federal informações sobre os técnicos em contabilidade e contadores presos pela operação e que eles irão ser submetidos a um processo disciplinar que será aplicado pela câmara de ética e disciplina do CRC-MA.
“Os envolvidos na operação podem ter a censura reservada, que é a limitação de algumas atividades de contabilidade exercidas pelos técnicos ou contadores, suspensão e até a cassação do registro de contador ou técnico em contabilidade se forem registrados no conselho”, declarou Celso Beckman.
“A punição para os envolvidos presos na operação vai passar pela Câmara de Ética e Disciplina do conselho onde o vice-presidente da câmara vai abrir um processo que será julgado no Tribunal de Ética e Disciplina (Tredi) em plenária do conselho, com a participação de todos os conselheiros. O que for decidido será mandado para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que vai poder homologar ou não a decisão tomada em julgamento”, confirmou o presidente.
O presidente do CRC-MA acredita na seriedade da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União e afirma que o que está acontecendo “é um caso isolado e que as atitudes dos presos na operação não podem ser atribuídas aos contadores de modo geral”. “Espero que os contadores que atuam na área pública ou que tenham entrado mais recentemente, tenham mais responsabilidade na sua área de atuação, pois tudo que estamos vendo acontecer é repugnado pelo conselho”, disse Celso Beckman.
O Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, ainda conforme o presidente, vai realizar a fiscalização e o replanejamento da atuação de contadores para a área pública já que o conselho luta para que os seus registrados, a maioria atuando em empresas ingressem também na área pública. Celso Beckman lastima que a classe esteja padecendo por causa da má atitude de uma minoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário