quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CONTABILIDADE SOCIAL

1. Apresentação
O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) tem por finalidade sensibilizar os profissionais integrantes do sistema CFC/CRCs sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
A Classe Contábil integrará seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados de todas as atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade.
2. Participantes
Contadores e Técnicos em Contabilidade registrados no Sistema CFC/CRCs, e estudantes de Ciências Contábeis, com a supervisão de profissionais.
3. Valores e Princípios
• Cidadania.
• Solidariedade.
• Ética Profissional.
• Transparência
4. Objetivo Geral
Estimular a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social entre os profissionais da contabilidade por meio da difusão do voluntariado organizado, incentivando-os a comprometerem-se com questões sociais relevantes para o País.
5. Projetos Institucionais
O PVCC, com abrangência nacional, é desenvolvido pelo CFC em parceria com várias instituições tem cinco projetos institucionais:
1) Gestão eficiente da merenda escolar.
2) Desenvolvimento de Princípios de Gestão, Prestação de contas e Transparência para Organizações do Terceiro Setor;
3) Mobilização social para doações ao Funcriança.
4) Rede Nacional de Cidadania Fiscal.
5) Ações localizadas de voluntariado em políticas sociais e comunitárias.
6) Acompanhamento das ações voluntárias no Sistema CFC/CRCs
7) Operacionalização do Programa nos Estados
Às Comissões Estaduais, com o apoio técnico da Comissão Gestora e das entidades parceiras, assim como com o apoio indispensável dos Delegados dos Conselhos nos respectivos Estados, cabe realizar a sensibilização dos profissionais da contabilidade para o voluntariado e a orientação dos profissionais de contabilidade voluntários.
8) Avaliação/Indicadores
O indicador quantitativo será o número de profissionais cadastrados
como voluntários no Sistema CFC/CRCs. Os indicadores qualitativos corresponderão aos números das horas de trabalho voluntário computadas ao longo do ano para cada profissional cadastrado no Sistema CFC/CRCs.
9) Divulgação do Trabalho Voluntário da Classe Contábil
As horas de trabalho voluntário de cada profissional de contabilidade
serão computadas para integrar o balanço anual das atividades voluntárias no âmbito de cada CRC, que serão divulgadas, de forma consolidada pelo CFC, em seus informativos e enviadas aos meios de comunicação para ciência .

O acompanhamento e o monitoramento do Programa são feitos pela Comissão Gestora, e todas as ações são discutidas e registradas no fórum do PVCC:

www.cfc.org.br/forum
E o cadastro de novos voluntários pode ser feito por meio do link http://www.cfc.org.br/sisweb/voluntario/cadastro.aspx

Um comentário:

  1. O trabalho voluntariado da classe Contábil nada mais é que mostrar para sociedade que se nos unirmos todos nos podemos contribuir com os mais necessitados, dando um pouco do que se sabe para ajudar o próximo em algumas horas.
    Se todas as classes se dedicassem, cada um com as suas habilidades poderiam ter um mundo bem melhor.

    ResponderExcluir